DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS


Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

 

 


A dança moderna faz uso da gravidade, brincando com suas possibilidades, introduzindo à dança as quedas e as recuperações, além de manter os saltos e as elevações.


A dança moderna proporciona uma outra visão da origem do movimento no corpo, que no balé se encontrava na coluna vertebral e na dança contemporânea está no plexo solar, na região do tronco.


A dança moderna brinca com o peso e a dinâmica, fazendo uso do chão, dos movimentos pesados, contrastando com a dança clássica, em que os bailarinos se esforçam para serem leves e aéreos.


Na dança moderna os movimentos não podem ser utilizados, desde que o bailarino aprenda a executá-lo bem e com um significado, nada deve ser supérfluo ou passageiro, cada sequência de passos ou gestos deve contribuir para uma completa expressão da ideia ou tema que se quer demonstrar.


Como características de movimento, a dança moderna proporciona o trabalho do uso das emoções de seus bailarinos por meio e através do movimento e das experimentações corporais.

Sobre a dança moderna analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

I - Nos primórdios da dança moderna, seus cultores não tinham outra ideia em mente além de sua própria liberação, iniciada através de diversos experimentos.

II - Tanto Isadora Duncan quanto Ruth St. Denis não baseavam o seu conformismo em qualquer ordem ou máxima.

III - Duncan foi buscar suas raízes na Grécia Antiga e St. Denis, nas danças rituais do Oriente, mas ambas foram primitivas em sua tentativa ansiosa de voltar ao que julgavam ser a fonte natural da arte através do movimento.

IV - Ao longo do tempo, a dança moderna se constituiu como um estilo de dança e construiu sua identidade, passando apenas de uma experimentação e libertação do corpo e de seus movimentos para um estudo e métodos de possibilidades de exploração do movimento, do corpo humano, do dinamismo, do ritmo, do espaço, da forma e dos padrões estéticos.

 

Assinale a alternativa correta:

 


todas as alternativas estão corretas


Apenas a alternativa II está correta


Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas


Apenas as alternativas I e IV estão corretas


Apenas as alternativas II e III estão corretas

Quais foram as duas figuras da dança que negaram os padrões e moldes de movimento do balé clássico, sendo consideradas as precursoras da dança moderna.

 

 


Isadora Duncan e Ruth St. Denis.


Pina Baush e Merce Cunningham


Cecília Kerche e Isadora Duncan


Ana Botafogo e Cecília Kerche


Marta Graham e Dorys Humphrey

A Idade Média foi um período de declínio e estagnação paras as representações artísticas, como a dança e o teatro. A dança foi banida pela igreja, de participar da sociedade eclesiástica e da corte, locais onde a igreja comandava. Isso por possuir uma relação direta com o corpo, local do profano, da relação com o diabo. Porém, não deixou de existir neste período. Marque as alternativas onde a dança se fez presente neste período.

 

I – Presente nas academias de dança.

II – Presente nas danças da morte.

III – Presente na corte, onde a igreja possuía forte influência.

IV – Presente nas manifestações de festividades dos camponeses.

V – Presente nos grandes teatros imperiais.  

 

 


Apenas II e IV são verdadeiras.


Apenas a IV é verdadeira.


Apenas I, III e IV são verdadeiras.


Todas as alternativas são verdadeiras.


Apenas I e V são verdadeiras.

Segundo classificação feita por Souza (1997) a Ginástica pode ser dividida em cinco categorias, com base nos seus campos de atuação. Pensando na Ginástica Rítmica, em qual categoria ela se enquadra? Marque a resposta correta.

 


Ginástica de Competição.


Ginástica de Condicionamento Físico.


Ginástica de Conscientização Corporal.


Ginástica Fisioterápica.


Ginástica de Demonstração.

Com base nas informações disponibilizadas a respeito do aparecimento da GR no Brasil, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas. 

 

I – A GR no Brasil teve seu início com a ida da professora Margareth Frohlich para a Europa.

II – O III e IV curso de Aperfeiçoamento Técnico e Pedagógico realizado nos anos de 1990 e 1991 na cidade do Rio de Janeiro, foi o local que a professora Margareth Frohlich apresentou a GR para o Brasil.

III - Ilona Peuker se tornou a principal divulgadora da GR no país.

IV – Ilona Peuker promoveu cursos e demonstrações de GR de norte a sul do país.

V – Ilona Peuker é brasileira e em uma viagem a Europa conheceu a GR e a trouxe para o Brasil, através de seus cursos.

 


As alternativas III e IV estão corretas.


As alternativas II, III e IV, estão corretas.


As alternativas III e V, estão corretas.


As alternativas, III, IV e V, estão corretas.


Todas as alternativas estão corretas.

Em relação a terminologia correta a respeito da deficiência apresentada no capítulo, marque a alternativa que contempla a resposta correta.

 


Portadores de deficiência.


Pessoas deficientes.


Pessoas especiais.


Pessoas com deficiência.


Deficientes.

De acordo com os estudos sobre a dança para pessoas com deficiência, marque a resposta que apresentam as alternativas corretas. 

 

I – A dança relacionada à pessoa com deficiência surge na área do desporto adaptado, com enfoque na reabilitação destas pessoas, promovendo estudos e práticas voltadas ao corpo funcional, um corpo apto a conseguir se reintegrar no espaço social.

II - Os primeiros processos de treinamento com a dança aconteceram, em sua maioria, com a dança de salão realizada com pessoas em cadeiras de rodas.

III – A dança como terapêutica para pessoas com deficiência é muito utilizada nos programas de reabilitação em todo mundo, oferecidos em hospitais, clubes, instituições de ensino e de saúde, dentre outros.

IV - As técnicas somáticas, os métodos de consciência corporal e as terapias corporais desenvolvidas na dança, proporcionaram um amplo leque de estudos e conhecimentos que permitiram a prática de dança por uma grande diversidade de corpos, incluindo as pessoas com deficiência.

V – “DanceAbility” é um método de dança que faz uso da improvisação dos movimentos como busca de promover a expressão e as trocas artísticas entre as pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança.

 


As alternativas I, II e V, estão corretas.


As alternativas II, III e IV, estão corretas.


As alternativas II, III e V, estão corretas.


As alternativas, III, IV e V, estão corretas.


Todas as alternativas estão corretas.

Em relação ao histórico de improvisação na dança, enumere a segunda coluna, que traz as danças e seu período histórico, de acordo com a primeira, que apresenta alguns pontos que caracterizam o ato de improvisar na dança ao longo da história.

 

1- Tem a improvisação como forma de criação dos movimentos dançados. A linguagem da dança se originou da experimentação e improvisação. Utilizaram os movimentos improvisados

2 – O seu academicismo e rigor técnico não permite espaço para a improvisação.

3 – Utilizado de forma discreta. Muito apreciado no seu início, mas com o tempo não se fez foco principal da dança.

4 – Quando alguns bailarinos e coréografos como Merce Cunningham e Ana Halprin passaram a estudar novas formas de movimentação que não se enquandravam dentro da dança moderna.

5 - Tanto a fruição quanto o fazer artístico tornam-se mais democratizados, ficando ao alcance de qualquer pessoa que esteja presente naquele local e naquele momento presente.

 

( ) Dança na pós modernidade.

( ) Dança no período primitivo.

( ) Dança na contemporaneidade/performers.

( ) Dança no período moderno.

( ) Dança no período clássico.

 


4 1 5 3 2   


4 5 3 2 1


1 2 3 4 5


3 2 4 5 1


2 3 5 4 1

Em relação ao método de improvisação na dança, denominado Contato-Improvisação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.   

 

( ) Criou-se o Contato-Improvisação como um sistema de movimento, geralmente  desenvolvido em duplas, embora possa ser realizado com mais pessoas.

( ) Baseia-se nos jogos relacionais e no encontro desses corpos, através do toque, do contato anatômico das regiões corporais, dos impulsos, dos apoios, da alavancas de movimento, dentre outros.

( ) Paxton, viu neste sistema um caminho para livrar a dança dos rótulos dos estilos, libertando-a da necessidade de criar uma técnica de dança rígida, promovendo a ela um caráter social, atemporal e transcultural, sem estilo definido.

( ) É um método em que todos podem dançar, conforme suas vivências particulares, entretando existem alguns conhecimentos que ajudam as pessoas a terem mais segurança e conhecimento na hora do improviso e do contato com o outro corpo.

( ) O estudo do método acontece em encontros denominados de jam session, que significa sessão de improvisação.

 


V V V V V    


V V F F V


V V F V V


V F V F V


F F V V F

Páginas: 12345678